quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Motivos da oração de Paulo


Motivos da oração de Paulo

Efésios 3.14 - 21

Paulo prega em Efeso na sua 3ª viagem missionária e estabelece ali uma igreja que nasceu debaixo de uma forte manifestação de Deus (At 19.11); agora preso em Roma Paulo decide escrever uma carta para esta igreja com a intenção de fazer algumas admoestações quanto algumas questões de suma importância para a igreja . Dentro de muitas quetões tratadas nesta carta , questões como o Espirito Santo como garantia e amostra da herança de Deus em Cristo ( 1.13,14 ), o apostolo dedica dois capítulos para tratar de outra questão não menos importante : A UNIDADE DE TODOS OS CRENTES EM CRISTO ( 2.1 – 3.21 ) O apostolo faz uma narração da condição da humanidade em relação a Deus de uma ponta à outra ; mostrando o principio quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados (2.1) até à manifestação da graça de Deus resgatando o homem e nos trazendo de volta a Deus ( 2.4-10 ) Neste resgate não há distinção de pessoas , judeus e gentios são colocados no mesmo patamar , alcançados pela mesma graça , que Deus manifestou a todos os homens através de Cristo no calvário. O que Paulo queria era que esta realidade fosse recebida por todos na igreja de éfeso ,tanto quanto gentios , e por esta causa ele se põe de joelhos e ora ao Pai ( 3.14). Analisaremos os motivos desta oração de Paulo em seus três pontos distintos :

1-Para que sejam fortalecidos com poder mediante o Seu Espirito no homem interior . v16

É uma experiência divinamente dada (cf.Cl 1.11). Deus a concede “segundo a riqueza da sua glória”,ou seja,na proporção da sua natureza sempre abençoadora.Paulo estava falando do Espirito Santo que limpa e capacita o coração.esta não é uma obra superficial ; ela se da no “homem interior” capacitando-o para o serviço a Deus ; isto deve acontecer “para que Cristo habite em vosso coração pela fé”v.17 e só depois disso estar “arraigado e fundado em amor”.Estas metáforas são arquitetônicas é como se Paulo estivesse dizendo que o amor é o solo no qual a vida esta enraizada ou fundada , é o caráter das fundações;o amor perfeito no coração proporciona crescimento e estabilidade.

2- para que possam compreender as quatro dimensões insondáveis do amor de Cristo v.18.

a) A largura : abrange a todos os homens indistintamente; sem fazer acepção de pessoas, sem julgar por aparência ou pelo valor do dizimo é o mesmo amor para todos , grandes , pequenos , ricos ,pobres , brancos, negros , judeus e gentios ( Mc 16.15).
b) O comprimento: abrange todos os tempos ; o plano pré-estabelecido por Deus alcança todos os tempos e épocas desde Adão até o arrebatamento de igreja ( 2 Pe 3.9).
c) A altura : estendeu-se até ao céu para trazer o filho unigênito de Deus esvaziado de toda sua glória e poder se tornando semelhante os homens ( Fp 2 .6-8 ).

d) A profundidade : Cristo se tornou ínfimo entre os homens , suportando os mais terríveis sofrimentos , se fazendo maldito entre todos para que tivéssemos vida ( Is 53.3-5).Compreender isto , é compreender o “amor de Cristo que excede todo o entendimento”.


3- Que eles sejam tomados de toda plenitude de Deus v.19.


Paulo ora para que os crentes de éfeso sejam cheios da plenitude da graça que Deus comunica através de Cristo seu filho , isto só acontece quando somos cheios do Espirito do Senhor que nos torna aptos a entendermos a revelação das coisas espirituais (1Co 2.9-11). Isto mostra que se não tivermos uma intima comunhão com o Espirito Santo o amor de Cristo nunca nos será claro a ponto de o entendermos.
Paulo não pediu coisas pequenas na sua oração ; ele pediu que o Senhor iluminasse os crentes de éfeso , os fortalecesse e enchesse do Espírito Santo ; e sabia que Deus é “poderoso pra fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos , conforme o seu poder que opera em nós” v.21.por isso terminou a sua oração assim como terminaremos esta exposição :

A ELE SEJA A GLÓRIA , NA IGREJA E EM CRISTO POR TODAS AS GERAÇÕES PARA TODO O SEMPRE AMEM !.

Que Deus em Cristo vos abençoe.

Leandro Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário